Fórum Bombeiro Civil

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bombeira Salvando Vidas...

Matéria extraída do site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará.
Grande trabalho humanitário...

Ten Cel QOSBM Silvia Salvando vidas com o Projeto “Bombeiros da Vida”.

Por Larissa Wanzeler

A mulher vem ganhando espaço em todas as atividades. No Corpo de Bombeiros Militar do Pará não é diferente. Prova disso é a presença da militar mais antiga da corporação do quadro de saúde - Tenente Coronel QOSBM Silvia Cruz, odontóloga e coordenadora do Projeto Bombeiros da Vida. Ela foi incorporada ao CBMPA, em maio 1992 quando ainda não era tão comum a presença feminina no militarismo, mas somente no ano de 1994, através de concurso público efetivou seu vinculo e passou de observadora às fileiras dessa tão honrada corporação.


A Tenente Coronel QOSBM Silvia Cruz foi uma das pioneiras no setor militar na área de saúde. Segundo ela, a ocupação profissional foi resultado de uma batalha de longos anos, pois no início da carreira enfrentou dificuldade e teve que conquistar seu espaço. “A dificuldade só me deu forças para superar as diferenças e fazer sempre o melhor que pudesse. Quando fui elogiada em Boletim Geral pude ver que tudo é uma questão de conquistar espaço através do seu desempenho. Não precisamos fazer como eles, só precisamos fazer bem feito”, ressalta a militar.


Satisfeita e após superar todas as barreiras, a militar considera que o quadro de saúde, assim como o quadro complementar, são importantes para a corporação, pois são quadros de especialistas que somam seus serviços aos serviços dos combatentes, cada um com sua importância. “No quadro de saúde além do atendimento dos militares e seus dependentes, atendemos a população quando estamos em missão”, explica.

Ao longo dos 15 anos de carreira militar e com vasta experiência, a Ten. Coronel Silvia, conta que apesar de ter atuado em várias missões e ter realizado vários atendimentos, a operação que nunca esquecerá, foi a Operação Paz nos Rios, na região do Marajó, no Navio Grão Pará I, em novembro de 2007. “Foi uma verdadeira escola pra mim. Não foi fácil passar vinte dias longe de casa, muita dificuldade e muito trabalho, mas o sorriso no rosto de cada um é mostra que todo nosso trabalho é reconhecido”, diz contente a militar.

Mas quem pensa que o trabalho da Tenente Coronel Silvia se resume em somente atendimento odontológico está enganado. Ela ainda é coordenadora do Projeto Bombeiros da Vida, que em parceria com a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará é responsável pelo aumento da disponibilidade de leite humano ordenhado pasteurizado para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso, e reduzir a mortalidade e a morbidade infantil no Estado do Pará.

Ela conta, que no começo não entendia muito bem qual seria o papel do dentista, só depois dos cursos e treinamentos percebeu que não somente a odontologia mas muitas outras ciências afins, e isso fortalece o aleitamento materno exclusivo, e a importância da doação de leite humano para os recém nascidos pre-maturos e de baixo peso.

Mas o fator determinante que fez a militar se dedicar ao projeto foi já ter passado no Banco de Leite como paciente. Ela lembra que na época, o filho caçula passou por processo de relactação, pois ele havia parado de mamar por aconselhamento médico. “Quando ele pode voltar a amamentação, não foi fácil e recorri a Santa Casa, e com sucesso voltou a mamar, e é por isso que hoje, ele se tornou o mascote do time Bombeiros da Vida”, conta contente a militar.

Para a militar não é fácil conciliar, ao mesmo tempo, duas atividades tão distintas de muita responsabilidade e presencial. Mas com o reforço do quadro de dentistas pode se dedicar integralmente ao Bombeiros da Vida, e isso reflete nos resultados positivos e crescentes. “Ver aqueles recém nascidos saírem da UTI, passarem para a Semi intensiva, e receberem alta do hospital é muito gratificante. Porém recebemos um salário para desempenhá-los, o mais incrível são as mães doadoras que só por amor à vida, nos fornece o material para a execução do trabalho e se tornam mães dos filhos que não são seus”, destaca ela.

Como forma de agradecimento, a Tenente Coronel Silvia, deixa uma mensagem as mães doadoras: “A vocês mulheres, mães doadoras que muitas vezes são anôminas, saibam que vocês são peças fundamentais nesse processo de salvar vidas. Quero deixar bem claro que sem a vossas doações jamais estariamos comemorando o aumento do volume de leite arrecadado e distribuído aos Rns internados na UTI neo-natal da Fundação Santa Casa de Misericordia do Pará. A vocês, mães dos seus e de tantos outros o nosso muito obrigada".


Fotos: CB Carlos - ASCOM


“O Bombeiros da Vida é a mais nova porta de entrada do Corpo de Bombeiros Militar do Pará para salvar vidas, vidas tão indefesas e por isso uma missão muito importante”, finaliza a militar.


Anexos:
bombeiros-da-vida-santa-cas.jpg
bombeiros-da-vida-santa-cas.jpg [ 19.39 KiB | Visualizado 51 vezes ]
dhdhdhdhdfhhf.jpg
dhdhdhdhdfhhf.jpg [ 11.39 KiB | Visualizado 51 vezes ]

_________________
Bombeiro4343

Deus Salva...o Rock Alivia
Notificar esta Mensagem

Nenhum comentário: